Fapur prestigia 1º Workshop do Laboratório de Biorrefinaria da UFRRJ
- comunicacao7316
- 1 de abr.
- 2 min de leitura
O evento foi focado na aplicação da biorrefinaria florestal na indústria de celulose e papel
Por Ana Clara Tavares, Giovanna Rodrigues e Ruan Fernandes

O Grupo de Pesquisa do Laboratório de Biorrefinaria Lignocelulósica (LBL) do Departamento de Produtos Florestais, Instituto de Florestas, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), realizou, na última quinta (27), o I Workshop da UFRRJ com o Setor de Celulose e Papel e seus Fornecedores. O evento, que recebeu palestrantes e convidados de todo o país, aconteceu no Pavilhão Central (P1) do câmpus de Seropédica.
A programação incluiu apresentações sobre a história do laboratório e palestras acerca da aplicação da biorrefinaria florestal na indústria da celulose e papel, além das atuais tendências e desafios do mercado de trabalho.
Alunos de graduação e pós-graduação de LBL também tiveram a oportunidade de expor pôsteres com pesquisas realizadas no Laboratório.

A Fapur marcou presença representada pela Analista de Planejamento Financeiro Júnior Jordana Brandalise e pela Assistente Financeira Júlia Maria. Gestora do projeto pela fundação, Júlia compôs a mesa da cerimônia de abertura e discursou sobre importância do Laboratório e da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP).
“Como fundação de apoio, temos a missão de gerenciar administrativa e financeiramente os projetos que impulsionam o desenvolvimento científico e tecnológico. Parabenizamos a equipe organizadora e reafirmamos nosso compromisso em apoiar iniciativas como essa, que contribuam para o avanço da pesquisa e da inovação", disse.
O Laboratório
O Laboratório de Biorrefinaria Lignocelulósica (LBL), parte do Instituto de Floresta (IF), e localizado no câmpus de Seropédica da UFRRJ, é um grupo de pesquisa com o objetivo em prover soluções para indústria do ramo florestal. Em especial, o setor de Celulose e Papel e de Energia da Biomassa.
A Biorrefinaria Lignocelulósica busca desenvolver pesquisas focada na conversão da biomassa lignocelulósica, isto é, um tipo de fonte renovável constituída por celulose, em uma variedade de produtos, utilizando do baixo desperdício e mínimas emissões de poluentes. Esta técnica é aplicada à indústria que transforma materiais brutos de fontes renováveis, como o bagaço-de-cana, bambu, palha de cereais, madeira, em produtos de maior valor agregado, como energia e produtos químicos.
