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A Fapur

Nossa história

A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – FAPUR foi instituída pelo Conselho Superior da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por decisão tomada em 03 de julho de 1996, Deliberação nº. 17 e processo nº. 18.120/96/MP da Provedoria de Fundações da Procuradoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira. A escritura pública de instituição, dotação e de estatutos da FAPUR data de 1 de novembro de 1996 (16º Ofício de Notas do Rio de Janeiro) sendo outorgante instituidor a UFRRJ, representada pelo seu Reitor. A Instalação e posse dos integrantes dos primeiros Conselhos Superior e Técnico da FAPUR ocorreu em reunião presidida pelo Reitor, realizada em 29 de novembro de 1996, que elegeu a primeira Diretoria executiva e o Conselho Fiscal.
Desde a sua criação, há 24 anos, a FAPUR veio, ao longo de nove gestões, progressivamente se consolidando na UFRRJ, expandindo suas atividades, apoiando projetos de pesquisa de professores e pesquisadores da UFRRJ, intermediando o estabelecimento de convênios entre a UFRRJ – sua instituidora – e órgãos de fomento, prestando ainda serviços à comunidade, atendendo assim a sua finalidade máxima de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional da UFRRJ.
 

A FAPUR tem os seguintes objetivos estatutários:

  • Promover a pesquisa;

  • Colaborar com instituições de ensino, pesquisa e extensão do país e do exterior no preparo, na execução e avaliação de programas de ensino, pesquisa e atividades culturais;

  • Exercer atividades científicas e culturais;

  • Celebrar contratos acordos ou convênios com instituições e empresas públicas e privadas, visando através de cooperação técnica ou financeira, apoiar, fortalecer ou ampliar os serviços dessas instituições e a utilizá-las em conjunção com os programas em execução;

  • Atuar junto a instituições e ou organizações públicas ou privadas e entidades não governamentais, desde que vinculadas a projetos de ensino, pesquisa e extensão, prestação de serviços e produção;

  • Conceder bolsas de estudo, em nível de apoio técnico, graduação e pós-graduação;

  • Promover o intercâmbio de pesquisadores nacionais e estrangeiros, através de concessão ou complementação de bolsas de estudo ou pesquisas, no país ou no exterior;

  • Promover ou subvencionar a publicação de livros, apostilas e informes técnicos;

  • Servir de centro de documentação para sistematizar e divulgar conhecimentos técnicos;

  • Instituir e conferir prêmio para trabalhos de natureza científica que contribuam para o desenvolvimento técnico cultural da comunidade;

  • Promover cursos de especialização, extensão, simpósios, seminários e conferências.

Identidade Organizacional

Missão: 

Apoiar IFES e ICTs na execução de seus Projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Desenvolvimento Institucional, colaborando para que, em trabalho conjunto, elevemos a soberania nacional, promovamos o crescimento e a justiça social.

Visão:

Ser reconhecida como uma instituição com prioridade no humano, ser de fácil acesso e comunicação direta, de gestão ética, transparente e eficiente, especializada em projetos e programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Valores:

Autenticidade e Eficiência: perceber cada demanda no contexto de seu projeto e achar as soluções próprias correspondentes;

Colaboração: trabalhar em equipe e com os parceiros necessários;

 

Comprometimento e Responsabilidade: ter compromisso com as demandas e necessidades apresentadas, entendendo que somos nós, parte real e ativa de qualquer solução proposta;

 

Ética, Honestidade e Resiliência: entender a educação das gerações (ampliada em ensino, pesquisa e extensão) como um princípio institucional inegociável e prioritário, independentemente de benefícios individuais ou conjunturais;

 

Sustentabilidade: construir práticas que nos permitam vencer os desafios que o tempo traz, ampliando para as gerações futuras as oportunidades ambientais, sociais e relacionais possíveis;

 

Transparência e Credibilidade: estabelecer procedimentos e ações rastreáveis e com motivações completamente esclarecidas.

Estatuto

Organograma

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Contato

Rua UO s/n, Campus da UFRRJ – Seropédica – RJ CEP: 23897-035

CNPJ: 01.606.606/0001-38

(21) 2682-1337

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FAPUR

fapur@fapur.org.br

Presidente

Armando Sales

presidente@fapur.org.br

Vice-Presidente

Clarissa Oliveira da Silva

vicepresidente@fapur.org.br

Diretor Administrativo

Felipe Delorme Azevedo

diretor.adm@fapur.org.br

Diretora Financeira

Maria Aparecida do Nascimento Cavalcanti Marques

diretor.financeiro@fapur.org.br

Secretaria Executiva

Fernando Brunner

fernando@fapur.org.br

Ouvidoria

ouvidoria@fapur.org.br

Departamento de Planejamento Orçamentário e Financeiro – DPOF

planejamento@fapur.org.br

Seção de Faturamento 

faturamento@fapur.org.br

Seção de Liquidação Financeira 

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Departamento de Contabilidade Financeira – DCF

contabil@fapur.org.br

Seção de Patrimônio 

patrimonio@fapur.org.br

Departamento de Prestação de Contas – DPC

prestcontas@fapur.org.br

Departamento de Gestão de Pessoas – DGP

rh@fapur.org.br

Departamento de Gestão de Contratos – DGC

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Departamento de Aquisições e Importações – DAI

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Seção de Importação 

importa@fapur.org.br

Seção de Licitação 

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Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação – DTIC

Seção de Protocolo e Arquivo

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