top of page

Semana Rural 2024, Missão Cumprida!

Semana Rural, um pouco da História

Em julho de 2023, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizou o projeto conhecido como Semana Rural. Um espaço para qualificação de produtores rurais e promoção do desenvolvimento de cidades próximas, que incluiu atividades gratuitas e abertas a todo o público. Apresentações musicais, feira de produtos orgânicos, artesanato, pedalada ecológica, mostras artísticas, exposição de carros antigos, espaço agroecológico e a realização do "Circuito Escolar", com atividades voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, foram os atrativos desta primeira edição.

Esse ano, o projeto cresceu e tornou-se o maior evento de extensão da UFRRJ, com o principal objetivo de aproximar a Universidade Rural da comunidade de Seropédica e região. Inspirado na Semana dos Fazendeiros da década de 50, tornou-se uma marca de identidade para a Universidade, com mais de 200 ações de extensão, um total de 1025 matriculados em minicursos e cerca de 3925 alunos do ensino fundamental e médio inscritos no Circuito Escolar.

No entanto, para que tudo isso aconteça, a atuação de um órgão gerenciador de recursos e orçamentos é imprescindível. É aqui que a FAPUR assume seu protagonismo.


PARA QUE TUDO ISSO ACONTECESSE, FOI ESSENCIAL A ATUAÇÃO DE UM ORCANISMO GESTOR DE RECURSOS E ORÇAMENTOS. É AQUI QUE A FAPUR DESEMPENHA SEU PAPEL PROTAGONISTA.


Fonte: Redes Sociais

A FAPUR é a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Foi estabelecida pelo Conselho Superior da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro por decisão tomada em 03 de julho de 1996 para atender às necessidades de captação de recursos financeiros e de apoio ao desenvolvimento de Projetos de ensino, da pesquisa e da extensão da UFRRJ.

Assim como outras instituições similares, foi criada pela Lei no 8.958 de 1994 e o Decreto no 7.423 de 2010, possuindo personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira, e tendo seus objetivos estatutários.

"A realização da Semana Rural só foi possível

graças a competência e o comprometimento do time FAPUR´"

Professor Nivaldo Farias, diretor do Instituto de Zootecnia

da UFRRJ e presidente da Comissão organizadora do evento     




Qual é o papel da FAPUR na Semana Rural?

A FAPUR é responsável pela gestão administrativa e a captação de recursos financeiros da Semana Rural, um processo estabelecido por meio de um contrato entre a FAPUR, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e os financiadores parceiros.

Neste ano, a II edição da Semana Rural arrecadou aproximadamente R$ 500,00,00 (quinhentos mil reais) em patrocínios e emenda parlamentar, conforme dados disponíveis nos processos administrativos que registram o projeto.

Atualmente, a fundação apoia mais de 110 projetos, mas quando a Semana Rural chega, a FAPUR dedica praticamente todo o seu tempo para atender às múltiplas e diversas demandas, necessárias à viabilização do evento.

O trabalho da fundação é essencial. Mesmo diante do desafio enfrentado por seus mais de 30 integrantes, a equipe FAPUR reconhece a importância da jornada e, portanto, aprimora seu trabalho na busca de fornecedores e captação de recursos para viabilizar, de forma ágil, todo o processo de aquisição de materiais e serviços .


Comprometidos com a eficiência

Após uma avaliação geral do final de semana, a equipe fez um levantamento das atividades realizadas onde identificou-se o que poderia melhorar com o objetivo de solucionar qualquer dificuldade eventual futura nas próximas semanas rurais. Dessa forma garantir a segurança dos investimentos realizados, desde a elaboração e submissão do projeto até o acompanhamento e encerramento.

Assim, o time FAPUR ganha em eficiência e comprometimento.



Comments


bottom of page