Fapur prestigia Aula Magna da 1ª turma de mestrado do PPGEA em parceria com a Prefeitura de Japeri
- comunicacao7316
- 26 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de set. de 2025
Com turma de 30 professores e educadores, o curso irá promover formação avançada aos profissionais da Rede Municipal de Japeri
Por Ana Clara Tavares e Ruan Fernandes

A Fundação de Apoio À Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Fapur), representada por Janiely Carvalho e Jordana Brandalise, marcou presença, na última segunda-feira (25/08), na Aula Magna da turma de mestrado de Japeri do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) do Instituto de Agronomia (IA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Os 30 professores e educadores da rede municipal que compõem a turma foram recebidos no auditório Hilton Sales no Pavilhão Central (P1) do campus de Seropédica da UFRRJ. Regida pela professora Edméa Santos, a aula inaugural teve como tema “A pós-graduação e o uso de IA generativas nos processos de produção de conhecimento”. A partir de setembro, o Mestrado, que terá duração de dois anos, também contará com aulas presenciais em Japeri.

A Assistente de Planejamento Fincanceiro, Janiely Cavalho, compôs a mesa de abertura e comentou sobre representar a Fapur. “Para a Fundação, é extremamente gratificante ver que o trabalho desenvolvido em parceria está tomando forma e fazendo diferença no âmbito acadêmico e social. Como gestora do projeto, esse resultado me traz um sentimento especial, pois representa a concretização de esforços coletivos que caminham em direção a novas parcerias para que possamos cada vez mais revolucionar a educação no nosso país”, disse.
Além de Janiely, estiveram presentes na mesa de abertura a secretária de educação do município de Japeri, Caroline Ontiveros; o professor coordenador do PPGEA, Bruno Bahia; o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, José Luis Luque e o diretor do Instituto de Agronomia, Everaldo Zonta.
O coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA), Bruno Bahia, comentou sobre o início do projeto e a parceria entre a UFRRJ e Japeri. “Isto muito nos alegra, pois, a cidade de Japeri, município da Baixada Fluminense, vizinha a Seropédica firmou este voto de confiança na formação de seu corpo docente no PPGEA, dando início hoje a Turma Japeri 2025-2 de Mestrado em Educação", expressou. O professor explicou que desde sua fundação, a missão do mestrado é proporcionar formação continuada aos profissionais de educação. "Proporcionando um ensino de excelência e estabelecendo uma interface com os princípios de uma educação sustentável, iniciamos hoje este desafio com o apoio do Instituto de Agronomia e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação”, concluiu.
Através do Convênio nº 06/2024, a Fundação é responsável pela gestão administrativa e financeira dos recursos. Em parceria com a UFRRJ e o Município de Japeri, o convênio tem como objetivo promover a formação continuada e a capacitação dos profissionais da Rede Municipal de Educação de Japeri, por meio de curso de Pós-Graduação stricto sensu, contribuindo para o fortalecimento de competências e saberes indispensáveis à prática pedagógica.





