top of page

Pesquisador da UFRRJ é agraciado com primeiro lugar em concurso nos EUA

Moacyr recebendo o prêmio nos EUA

Laboratório de Escoamento de Fluidos Giulio Massarani

O pesquisador do Laboratório de Escoamento de Fluidos Giulio Massarani (LEF) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Moacyr Nogueira Borges Filho foi agraciado com o primeiro lugar na categoria “doutorado” no concurso técnico realizado pela American Association of Drilling Engineers (AADE), nos dias 16 e 17 de abril de 2024, em Houston, nos Estados Unidos (EUA). Moacyr fez sua apresentação oral em inglês e sua pesquisa “Software Development with Industrial Application for Monitoring and Correcting Properties in Drilling Fluids in Real Time” (“Desenvolvimento de Software com Aplicação Industrial para Monitoramento e Correção de Propriedades em Fluidos de Perfuração em Tempo Real”, em português) foi apresentada na conferência anual de fluidos de perfuração durante a AADE.


Claudia Scheid, Moacyr e Luís Calçada

O LEF é pioneiro no diagnóstico de anomalias em fluidos de perfuração em tempo real. O tema é de interesse da indústria e o desenvolvimento do estudo demonstra o sucesso da parceria entre a academia e a indústria. As pesquisas são financiadas pela Petrobras e têm o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a FAPUR.

Atualmente, doutorando na Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Moacyr Nogueira Borges Filho foi aluno de graduação e mestrado da Rural. Ele tem como orientadores de tese os professores José Carlos Pinto (UFRJ), Luís Américo Calçada (UFRRJ) e Cláudia Miriam Scheid (UFRRJ). 

A FAPUR parabeniza o pesquisador Moacyr e toda a equipe do LEF pelo prêmio recebido,  e se orgulha em participar do avanço da pesquisa e do conhecimento.

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page