Fapur marca presença no 8° Confies
- comunicacao7316
- há 38 minutos
- 2 min de leitura
A edição de 2025 do congresso nacional trouxe IA como um dos tema de debate

A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur) marcou presença no oitavo congresso do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). O evento, sediado em Brasília (DF) entre os dias 15 e 17 de outubro, recebeu mais uma vez as principais fundações do país para debater sobre inovação, sustentabilidade e o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Durante os três dias de congresso, aconteceram fóruns, oficinas, mesas redondas, painéis e assembleias. Os temas abordados na edição foram: a integridade da informação e o combate à desinformação científica; empreendedorismo; a relação com os órgãos de controle e as dificuldades vivenciadas; desafios para o redimensionamento de fundações de apoio; sustentabilidade: estratégias para diversificação de receitas; a utilização da IA no ecossistema da CTI; melhoria de qualidade dos processos de TI; e o papel das fundações de apoio no Brasil de hoje e do futuro, entre outros.
Pedro Côrtes, assistente de Prestação de Contas da Fapur, avaliou sua participação no congresso como uma significativa experiência de capacitação e troca de conhecimentos. “O evento apresentou uma estrutura rica de informações em diversas áreas. As financiadoras Finep e Petrobras trouxeram mesas informativas sobre suas novas plataformas de prestação de contas, Sisgon e Novo Sigitec, de grande relevância para o meu setor”, disse.
Além de Pedro, também estiveram presentes para representar a Fapur: Fernando Bunner, secretário executivo; Felipe Delorme, diretor administrativo; Ana Figueiredo, assistente de Prestação de Contas; e Davi Avillez, assistente de Planejamento Financeiro. Davi classificou sua primeira participação no congresso como enriquecedora. “Aprender novas ferramentas, trocar experiências, enxergar pontos de melhoria, avaliar procedimentos internos e se conectar com outras instituições são alguns dos diversos ganhos viabilizados pelo evento”, pontuou Davi.
