top of page

Fapur conhece estrutura e avanços do Centro de Pesquisa Veterinária da UFRRJ

  • comunicacao7316
  • há 12 minutos
  • 2 min de leitura

Fundação acompanha de perto as atividades do Centro e reforça a importância da parceria institucional


Por Ana Clara Tavares e Ruan Fernandes

Há mais de quatro décadas, o centro tem construído uma relação madura e sólida com a indústria farmacêutica veterinária.
Há mais de quatro décadas, o centro tem construído uma relação madura e sólida com a indústria farmacêutica veterinária.

Nos dias 14 e 17 de novembro, o Centro de Pesquisa Clínica e Inovação Tecnológica em Medicina Veterinária Laerte Grisi recebeu profissionais da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur) para uma visita guiada.


Com 47 anos de história, o Centro passou por diferentes fases e hoje está localizado no Anexo 1 do Instituto de Veterinária (IV). Antes denominado Laboratório de Quimioterapia Experimental em Parasitologia Veterinária (LQEPV), foi idealizado pelo professor fundador Laerte Grisi, que concebeu um espaço dedicado à ciência aplicada, ao rigor experimental, à relevância social e à formação de excelência nas áreas de Parasitologia Veterinária e Sanidade Animal.


A assistente de compras Raquel Braga descreveu a visita como singular. “Pude ver na prática como as aquisições realizadas através da Fundação trazem um impacto na realização das metas do projeto, na produção de estudos, no bem-estar dos animais, na permanência estudantil e como isso a longo prazo pode trazer benefícios a sociedade como um todo”, disse. O setor de compras, onde atua, é responsável pela aquisição de grande parte dos materiais essenciais ao funcionamento do Centro de Pesquisa.


O assistente de planejamento financeiro Adylson Rhander destacou a importância de participar de um projeto de grande alcance. “Durante a visita às instalações onde o Projeto LQEPV desenvolve suas atividades, pude observar na prática toda a complexidade envolvida e o impacto nacional e internacional que o projeto gera. Sinto orgulho de fazer parte desse ecossistema”, afirmou. Adylson atua como gestor do projeto e é o elo entre suas demandas e a viabilidade orçamentária e financeira, garantindo o cumprimento do Plano de Trabalho.



A visita possibilitou que os profissionais da Fapur compreendessem o funcionamento dos estudos e pesquisas conduzidos nos laboratórios, além de reconhecerem o impacto do trabalho de apoio prestado pela Fundação. De forma abrangente, a Fapur auxilia desde a formalização de contratos com a indústria farmacêutica veterinária até a gestão de recursos, aquisição de insumos, manutenção de equipamentos, contratação de pessoal, operacionalização das atividades de pesquisa, ensino e extensão, pagamento de bolsas e contratação de profissionais.


Reconhecimento institucional à parceria com a Fundação

Em carta de agradecimento assinada pelos coordenadores do Centro de Pesquisa, Fabio Scott e Thaís Azevedo, foi registrado o reconhecimento ao trabalho desenvolvido em parceria com a Fapur. “A Fapur não é apenas uma instituição administrativa. Ela é parte essencial da nossa história, da nossa missão e do nosso futuro. Quando afirmamos que a Fapur nos trouxe até aqui, estamos dizendo que: nos deu sustentação; nos deu segurança jurídica; nos deu eficiência; nos deu condições reais de trabalho e deu ao nosso centro a possibilidade de crescer e alcançar projeção nacional e internacional”.


 Obras de manutenção e ampliação do centro e a renovação de equipamentos laboratoriais de grande porte foram algumas das  execuções do Centro sob a gestão da Fapur.
Obras de manutenção e ampliação do centro e a renovação de equipamentos laboratoriais de grande porte foram algumas das execuções do Centro sob a gestão da Fapur.

 
 
bottom of page