Representantes da FAPUR marcam presença nos três dias de evento.
A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (FAPUR) participou ativamente da sétima edição do Congresso do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES). O evento ocorreu entre os dias 27 e 29 de novembro, em Brasília, na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). Para enriquecer o debate, o Congresso contou com a presença de especialistas como a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Denise Pires e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, e muitos outros. Além de fundações de ensino superior e públicos associados, oriundos de todo o Brasil para para discutir temas de grande relevância para o setor.
Representantes da Fapur com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Com o tema "As Fundações no Apoio ao Brasil do Futuro: Neoindustrialização, Inovações Tecnológicas e Sociedade", o Congresso promoveu painéis, fóruns e mesas-redondas abordando a contribuição das fundações para o avanço tecnológico, a promoção do conhecimento científico e o desenvolvimento industrial sustentável no Brasil. Um dos principais debates destacou a neoindustrialização, uma estratégia voltada para a reestruturação econômica e o crescimento nacional por meio da inovação.
Representando a FAPUR, participaram do Congresso: Felipe Delorme Azevedo, Diretor Administrativo; Fernando Brunner, Secretário Executivo; Alessandra Paola Maciel, Assessora Jurídica; Maria Aparecida Cavalcanti, Diretora Financeira; e Kethelen Cruz, do Departamento de Gestão de Projetos.
Kethelen destacou o trabalho da Fundação e a sua capacidade de alinhamento às legislações e práticas discutidas durante o evento. "A Fundação está num patamar muito elevado de profissionalismo. A FAPUR tem muita capacidade de cumprir com todas as legislações. Tudo que estava sendo debatido no Congresso já é parte do nosso dia a dia aqui.”, disse. Já Maria Aparecida destacou a relevância das discussões no Congresso. "O Congresso consolida as muitas discussões ocorridas ao longo do ano nos eventos regionais e é um momento ímpar de troca de experiências. Poder compartilhar vivências com colegas que lidam diretamente com os desafios das fundações torna esse evento um grande sucesso.”, comentou.
O evento reafirmou a importância das Fundações de Apoio como agentes estratégicos no fortalecimento da educação, da inovação tecnológica e do desenvolvimento científico no Brasil. Momentos como o Congresso CONFIES enriquecem o diálogo entre as instituições e promovem maior visibilidade para os impactos positivos de suas ações, consolidando seu papel no futuro do país.