top of page

Fapur marca presença na Semana Rural 2025

  • comunicacao7316
  • 18 de jun.
  • 3 min de leitura

Pelo 3° ano consecutivo, a Fundação participa e contribui com o maior evento de extensão da UFRRJ

 

Por Ana Clara Tavares e Ruan Fernandes

Fundação promoveu passeios em grupos para prestigiar o evento da UFRRJ (Créditos: Ana Clara Tavares)
Fundação promoveu passeios em grupos para prestigiar o evento da UFRRJ (Créditos: Ana Clara Tavares)

Encerrou neste domingo (15/06) a 3° edição da Semana Rural, o maior evento de extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Entre os dias 9 a 15 de junho, os câmpus de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios receberam visitantes das comunidades da Baixada Fluminense, Sul Fluminense e outras regiões do Estado. A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur) apoia e contribui com o evento desde 2023, que reúne atividades sobre ciência, cultura, lazer e educação. 


A Fapur colabora com projetos de pesquisa da UFRRJ, estabelece convênios entre a instituição e órgãos de fomento e presta serviços à comunidades, e a Semana Rural é mais uma das importantes atividades da universidade que a Fundação fortalece. O secretário executivo Fernando Brunner participou da cerimônia oficial de abertura do evento representando a Fapur. “Foi gratificante ver nosso trabalho refletido não apenas na gestão do evento, mas também na presença de projetos que gerenciamos, com suas tendas e iniciativas sendo exibidas com destaque.”, expressou. “Uma demonstração concreta do impacto que construímos juntos.”, completou Fernando. 



O assistente de compras Vitor Oliveira, conta sobre o trabalho do Departamento de Aquisição e Importação (DAI) na época de preparação para o evento. “O DAI tem a importância de adquirir os pedidos para realização da programação da Semana Rural. Essas solicitações, em sua maioria, são relativas à montagem das estruturas e insumos para os eventos organizados por projetos gerenciados pela Fapur.”, explicou o profissional.


Responsável pelo departamento que atende aos projetos da Fundação, a analista de planejamento financeiro júnior Jordana Brandalise, fala sobre a rotina do setor para a Semana Rural. “Nosso papel é acompanhar a execução das despesas, orientar a equipe sobre o que é viável dentro do Plano de Trabalho e colaborar com sugestões e direcionamentos, sempre atentos às necessidades que surgem.”, conta a profissional.


“O compromisso da Fundação é estar sempre ao lado da coordenação, apoiando e executando as ações dentro das diretrizes estabelecidas, respeitando os prazos", Jordana completa.

“Poder ver as ações acontecendo, o público interagindo com os projetos e a universidade se abrindo para a comunidade reforça o sentido do nosso trabalho.”, contou o assistente contábil Diego Chagas. A Fundação reservou horários durante toda a Semana Rural para que os profissionais pudessem prestigiar o evento.  “Como parte da equipe que atua nos bastidores, muitas vezes estamos focados nas tarefas administrativas e financeiras. Ter esse espaço para vivenciar de perto o impacto do evento foi enriquecedor.”, destacou Diego.


Para as comunidades da região, a Semana Rural aproxima o público da universidade. Morador de Seropédica, Diego fala sobre as oportunidades que o evento cria, como o acesso ao conhecimento, a valorização da cultura local e o sentimento de pertencimento. “É uma oportunidade única de ter contato direto com o que é produzido na universidade, como pesquisas, inovações tecnológicas, cultura e arte, de forma acessível e gratuita a todos.”, expressou.


Além de visitar o evento junto com a Fapur, o assistente contábil voltou no final de semana junto com sua família e participou de uma das atividades do Projeto AMA, um dos projetos administrados pela Fundação. 


Equipe do setor de Projetos na Semana Rural 2025 (Créditos: Ruan Fernandes)
Equipe do setor de Projetos na Semana Rural 2025 (Créditos: Ruan Fernandes)



 
 
bottom of page