Projeto Guia Escolar é Premiado

A FAPUR apoiou a execução de projeto, uma parceria com o MEC/SDH e a UFRRJ que elaborou o “Guia Escolar Métodos de Identificação de sinais de abusos e exploração sexuais de crianças e adolescentes’.

O GUIA ESCOLAR foi publicado em 2013, e mais de 20 mil cópias foram distribuídas em escolas de todo o país. A obra recebeu o Premio Neide Castanha na categoria Produção de Conhecimento.

Vejam o link
http://premioneidecastanha.blogspot.com.br/2014/05/confiram-os-agraciados-do-premio-neide.html?spref=fb

Combate à exploração sexual de crianças vale prêmio ao MEC

O Ministério da Educação foi agraciado, nesta quarta-feira, 21, na Câmara dos Deputados, com o Prêmio Neide Castanha, que homenageia pessoas e instituições que se destacam na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, em especial dos direitos sexuais. O MEC recebeu o prêmio na categoria produção de conhecimento pelo Guia Escolar – Sinais de identificação de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Produzida em parceira com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a publicação tem como objetivo orientar os profissionais de educação a identificar os sinais de exploração sexual, além de informar sobre os procedimentos necessários para fazer a denúncia. O MEC está distribuindo 60 mil exemplares do guia para as escolas da rede pública e publicou o conteúdo na versão digital no Portal do Professor.

De acordo com a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Macaé Evaristo, a educação é uma grande política dentro das políticas de proteção às crianças e adolescentes. “O guia está sendo reconhecido por sua efetividade, por chegar a todas as escolas públicas”, afirmou a secretária.

A premiação integrou uma série de atividades realizadas ao longo desta quarta-feira, 21, em Brasília, em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.