FAPUR participa do CONFIES 2012

Nos dias 26, 27, 28 e 29 de novembro de 2012, a FAPUR, representada por seu presidente Laerte Grisi, pelo diretor administrativo, Profº Carlos Cunha, pela diretora financeira, Tereza Ramos, e pela funcionária Glória Loubaque, esteve presente no 30º Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies 2012), realizado no Rio Othon Palace,Hotel, em Copacabana.
O evento, este ano organizado pela Fiotec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde), visa reunir as diversas fundações de apoio às instituições acadêmicas e científicas. A Mesa de Abertura do Confies 2012 foi composta por Maurício Zuma Medeiros, diretor executivo da Fiotec, Ivaldo Dário da Silva Pontes Filho, vice-presidente do Confies e o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pedro Barbosa, que destacaram em seus discursos a importância da atuação das fundações de apoio, defendendo o papel delas na sociedade e criticando a forma como as mesmas vem sendo tratadas pela nova legislação, que atesta o desconhecimento sobre o trabalho que as fundações desenvolvem. Dentre as várias oficinas e painéis sobre questões pertinentes às Fundações de apoio, destacamos as discussões sobre “Recurso Público x Recurso Privado no Direito Brasileiro”, “Custo operacional nas Fundações de Apoio – aspectos práticos e legais”, “Papel das fundações de apoio junto às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica” e “Considerações sobre o Projeto de Lei que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”. A participação dos membros do GAT (Grupo de Apoio Técnico) do MEC/MCT, órgão responsável pelos credenciamento e recredenciamento das Fundações de Apoio, foi um dos destaques do Confies 2012.
O Encontro reuniu cerca de 80 Fundações dos diversos estados brasileiros com o objetivo de compartilhar informações e práticas adotadas para melhor funcionamento dos projetos das instituições apoiadas. Em 2013, a FAPUR pretende se filiar ao CONSELHO NACIONAL DAS FUNDAÇÕES DE APOIO ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CONFIES).
Mais informações sobre o evento em www.confies2012.com.br.

Funcionária Glória Loubaque e Dir. Administrativo Prof. Carlos Cunha

Funcionária Glória Loubaque e Dir. Administrativo Prof. Carlos Cunha