FAPUR apoia a “I Conferência Estadual Sobre Abelhas”


As Abelhas para o Fortalecimento do Cooperativismo Agrícola e Serviços Ambientais
19 a 22 de Setembro de 2012
Iate Club de Itacuruçá, Mangaratiba, RJ

O Rio de Janeiro é historicamente conhecido como um estado importador de alimentos, resultante de anos de ausência de programas e políticas públicas agrárias adequadas que apóiem o produtor agrário e que garantam a sua produção. Mesmo com condições ambientais favoráveis para a produção agrária, este quantitativo tem sido aquém para garantir o abastecimento de todo o estado, necessitando importar de outros estados.

A maioria de seus produtores é composta por agricultores de natureza familiar, que ainda convivem com parcos recursos, sem o aparato tecnológico apropriado e apoio técnico, de modo que só garantem a sua subsistência. Este cenário provoca desestímulo e retração para ampliar e garantir melhorias de seus produtos e de sua condição familiar.

Para atender ao segmento de cunho familiar, propõe-se a I Conferência Estadual sobre Abelhas, para o fortalecimento do cooperativismo agrícola e serviços ambientais, que pretende resgatar a operacionalidade da rede familiar para o agronegócio. Este evento pretende integrar canais de debate, pesquisa, aprendizado e a comercialização dos produtos das abelhas, tendo o apoio da esfera pública e da iniciativa privada, como gestores da sua integração.

A abordagem será de temáticas que desafiam a atualidade, objetivando a estruturação e profissionalização dos produtores rurais, quer sejam agricultores e, ou criadores de abelhas; ensejar debates sobre a comercialização de seus produtos no âmbito de nosso Estado; apoiar a inserção do cooperativismo e incentivar o estabelecimento de políticas públicas que aumentem a produção e garantam a qualidade de seus produtos, na trilha de um desenvolvimento calcado em condições sustentáveis dos diversos ambientes do Rio de Janeiro.

Para mais informaçoes, inscriçoes e patrocínio visite:
http://www.ufrrj.br/abelhanatureza/conferencia_estadual/index.php