História


Warning: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead in /home/fapur.org.br/www/wp-content/plugins/wordpress-faq-manager/faq-manager.php on line 637

Warning: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead in /home/fapur.org.br/www/wp-content/plugins/wordpress-faq-manager/faq-manager.php on line 638

Sede da FAPURA Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – FAPUR foi instituída pelo Conselho da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por decisão tomada em 03 de julho de 1996, Deliberação nº. 17 e processo nº. 18.120/96/MP da Provedoria de Fundações da Procuradoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira.
A escritura pública de instituição, dotação e de estatutos da FAPUR data de 1 de novembro de 1996, (16º  Oficio de Notas do Rio de Janeiro) sendo outorgante instituidor a UFRRJ, representada pelo Reitor Manlio Silvestre. A Instalação e posse dos integrantes dos Conselhos Superior e técnico da FAPUR ocorreu em reunião presidida pelo Reitor Manlio Silvestre, realizada em 29 de novembro de 1996, e posteriormente em outra reunião realizada na mesma data, foi eleita a primeira Diretoria executiva e o Conselho Fiscal.
Desde a sua criação, a FAPUR veio progressivamente se consolidando na UFRRJ, expandindo suas atividades, apoiando projetos de pesquisa de professores e pesquisadores da UFRRJ, intermediando o estabelecimento de convênios entre a UFRRJ – sua instituidora – e órgãos de fomento, prestando ainda serviços à comunidade,  atendendo assim a sua finalidade máxima de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional da UFRRJ.
Conforme reza seu Estatuto, desde a sua criação a FAPUR tem sido dirigida por uma Diretoria Executiva eleita pelo Conselho Superior da Fundação, sendo este composto por membros indicados pelo Conselho Universitário e por membros eleitos pelo Conselho Técnico-científico.

1- Preciso fazer a aquisição de um item que não consta no plano de trabalho, qual o procedimento para aquisição deste?

Deve ser realizada a inclusão deste item no plano de trabalho e um remanejamento no projeto.

2- Posso protocolar documentos com assinatura digitalizada?

As assinaturas digitalizadas só serão válidas quando o coordenador do projeto estiver afastado ou por algum outro motivo não puder assinar os documentos. Nestes casos a FAPUR deve ser previamente avisada e o coordenador deve enviar um documento informado que se compromete em vir a FAPUR assinar os documentos com assinatura digitalizada ou enviá-los devidamente assinados posteriormente.

3- Posso comprar passagem aérea e passagem terrestre com recurso de Suprimento?

Só poderão ser compradas passagens terrestres com recursos do Suprimento. Passagens aéreas só poderão ser compradas pela Fundação.

4- O que devo fazer se não utilizei todo o recurso do Suprimento?

Deve ser feito um depósito na conta corrente do projeto com o valor que não foi gasto. O comprovante de tal depósito deve vir anexado junto à prestação de contas do Suprimento.

5- O que posso comprar com o recurso do Suprimento de Fundos?

O Suprimento de Fundos só pode ser utilizado para gastos com MATERIAL DE CONSUMO.

6- Posso ter dois Suprimentos de Fundos em meu nome ao mesmo tempo?

Não. O segundo suprimento só será liberado mediante a prestação de contas do primeiro. Caso não haja pendências na prestação anterior o Suprimento será liberado.

7- Qual o prazo para prestação de contas de Suprimento de Fundos?

45 dias a contar da data de depósito na conta do favorecido

8- Qual o valor máximo que posso pedir de Suprimento de Fundos e por quanto tempo posso utilizá-lo?

O valor máximo de solicitação de Suprimento é de R$ 4.000,00 e deve ser gasto em até 30 dias a contar do dia em que o recurso foi creditado na conta corrente do favorecido.

9- Em que momento encerra minhas obrigações com o convênio?

Para que o convênio se dê por encerrado faz-se necessário apresentar o relatório técnico e a prestação de contas finais seguidos da aprovação do financiador. Após essa aprovação podemos sofrer auditorias por um prazo de Cinco a Dez anos, segundo a INSTRUÇÃO NORMATIVA STN Nº 01, DE 15 DE JANEIRO DE 1997 e PORTARIA INTERMINISTERIAL MP/MF/MCT Nº 127, DE 29 DE MAIO DE 2008, respectivamente.

10- Posso solicitar uma prestação de contas mesmo sem estar prevista contratualmente?

Para esses casos a FAPUR disponibiliza o fluxo de caixa do convênio e os extratos de conta corrente e investimento.

1 2 3